
Vi essa matéria no dia 05/11 no Programa Mais Você!
"Ontem, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, proibiu a venda de três substâncias usadas no tratamento da obesidade. São três os derivados da anfetamina. Essas substâncias atuam no sistema nervoso central inibindo o apetite.
A Anvisa também impôs restrições ao comércio da sibutramina - que também dá a sensação de saciedade atuando no sistema nervoso central. Mas, como muita gente toma essa substância sem o acompanhamento médico, alguns efeitos colaterais como problemas cardíacos e depressão acabam aparecendo.
O Conselho Federal de Medicina se posicionou contra a proibição das três anfetaminas e anunciou que irá recorrer da decisão. De qualquer forma, isso mexe na vida de muita gente já que, segundo a Anvisa, mais da metade de toda a sibutramina produzida no mundo é consumida por brasileiros".
Esse assunto é muito delicado! Cada pessoa tem o seu ponto de vista!
Como nutricionista, não concordo com a proibição desses tipos de medicamentos. Existem pessoas que realmente necessitam, com o auxilio médico, desse tipo de medicamento.
O que falta é uma conscientização da população sobre o que realmente é o medicamento, quais seus efeitos colaterais e para que tipo de público ele deva ser usado. Fora a venda indiscriminada dos medicamentos.
Às vezes as pessoas querem resultados para ontem e quando se trata de perda de peso e manutenção do peso perdido, não existe infelizmente uma varinha mágica. Se não houver persistência , mudança dos hábitos alimentares e fim do sedentarismo, fica complicado!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário