sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Dieta sem glúten

"Antes evitado apenas por portadores de doença celíaca, o glúten tem sido eliminado da alimentação de pessoas que buscam energia, vitalidade, perda de peso e manter o humor
Entre as vantagens de eliminar essa proteína da dieta, os especialistas citam diminuição do desconforto provocado por inchaço abdominal, melhora do humor, aumento dos níveis de energia e vitalidade, redução de enxaquecas e dores de cabeça, além de perda de peso e o fim dos problemas relacionados ao trato digestivo".

Fonte: Jornal Estado de Minas – 25 de setembro de 2011

Meu ponto de vista: eu particularmente não concordo com uma dieta isenta de glúten, com exceção, claro, dos portadores de doença celíaca, pessoas portadoras de autismo ou intolerantes à gliadina. Acredito que o indivíduo pode ter todos esses benefícios citados abaixo de outras formas, sem abrir mão do seu alimento favorito e sem um controle tão rigoroso sobre o seu plano alimentar. É bom lembrar que, por mais que hoje sejam mais acessíveis os alimentos sem glúten (presente no trigo, aveia, centeio e na cevada), o indivíduo que quer abrir mão dessa proteína, vai ter que ser muito disciplinado e correr atrás de alimentos sem glúten. Sinceramente, não sei se o custo benefício é favorável também.
Eu penso que por melhores que sejam os benefícios dessa dieta restritiva, existem outras formas de se obter vitalidade, humor e perda de peso.
Como os estudos ainda são novos, vamos aguardar para novos pontos de vistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário