dando continuidade a Campanha Alimente & Movimente, o tema de hoje é sobre a importância do café da manhã. Espero que gostem.
Até a próxima!
Até a próxima!
- É a principal refeição do dia, pois quebra o longo período de jejum e evita problemas desnecessários,
- como a hipoglicemia. Tem impacto muito positivo no corpo porque o organismo sente menos fome e acelera o metabolismo, queimando mais gordura. "Quem não toma café da manhã acaba comendo um volume maior no almoço, exagerando na gordura e nas calorias”;
- Fornece nutrientes necessários para o desenvolvimento intelectual;
- Previne diversas patologias e proporciona melhor qualidade de vida;
- Ajuda nas oscilações do humor e da ansiedade;
- É fundamental para todas as pessoas, inclusive para praticantes de atividade física;
- Estimula o metabolismo do esportista, fornece nutrientes necessários para a recuperação muscular pós-treino ou para a formação de estoques que garantirão energia para a prática esportiva que ainda está por acontecer.
Entenda:
- Pela manhã: há maior quant
idade de hormônios que transformam comida em energia. Coma bem para seu corpo estocar menos e queimar calorias.
- À tarde: proteínas e gorduras consumidas no início do dia mantêm estável a taxa de açúcar no sangue, aumentando a saciedade.
- À noite: se você ingeriu carboidratos pela manhã, a quantidade de serotonina no seu cérebro se mantém no mesmo nível até o final do dia. A serotonina é uma substância ligada às sensações de prazer e bem-estar. Quando o nível desse hormônio diminui no início da noite, sentimos uma fome exagerada, principalmente por doces.
- O café da manhã não precisa necessariamente ser uma grande refeição. Se o indivíduo não sente muita fome pela manhã ou irá fazer uma atividade física logo cedo, esta refeição deve ser em quantidade e qualidade adequadas para que não cause nenhum desconforto, como enjôos, por exemplo.
- Não deixe de consumir carboidratos (pão, torrada, cereais integrais, biscoito), pois ele irá fornecer rapidamente energia para o corpo, além de regular os fatores hormonais.
- O cálcio presente no leite, iogurte e queijo previne a osteoporose.
- Prefira alimentos integrais que dão mais saciedade e são ricos em fibras.
- As frutas fornecem vitaminas e minerais essenciais para o nosso organismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário